Como lidar com os sonhos e expectativas dos filhos

Postado em 05/08/2018

Como lidar com os sonhos e expectativas dos filhos

O sonho tem uma função simples na vida que é a dar o impulso para seguir adiante. E qual é a criança que não sonha em se tornar um ou outro profissional, ou vislumbra o futuro como a pessoa que vai mudar o mundo? Saudável, o sonho deve ser nutrido e guiado pelos pais, como explica a psicóloga Maria Cristina Urrutigaray.

O papel dos pais é ajudar a trilhar formas com que a criança consiga atingir o que deseja. E ser rígido demais, achando que o filho precisa ter "o pé no chão", não favorece: "Quando os pais são muito rígidos e eles acham que só eles têm a razão, eles estão tirando o direito do filho de crescer emocionalmente, de lutarem pelos seus desejos e anseios, inclusive de se manifestarem", reforça a psicóloga. 

Outras Notícias

 

Os benefícios das férias para as crianças e para os pais
Postado em 12/01/2019

É um tempo privilegiado para a família, onde mais facilmente se coadunam horários e disponibilidades para o fortalecimento de laços familiares, e para fazer as coisas que durante o ano vão ficando de lado por falta de disponibilidade.

As férias ...
leia mais »

3 dicas para desenvolver hábitos saudáveis de estudo
Postado em 05/01/2019

Estudar não é uma tarefa fácil. Muitos estudantes reclamam da falta de tempo para dormir, sair com os amigos e estudar. Porém, com as ferramentas certas e hábitos de estudo corretos você pode passar por essa fase de provas e ta...
leia mais »

Como manter a segurança das crianças na escola
Postado em 21/12/2018

Por: Malu Echeverria

As crianças passam cada vez mais tempo na escola. Embora a incidência de acidentes graves seja menor do que no trânsito ou em casa, não dá para arriscar. “É impor...
leia mais »