Como lidar com os sonhos e expectativas dos filhos

Postado em 14/01/2018

Como lidar com os sonhos e expectativas dos filhos

O sonho tem uma função simples na vida que é a dar o impulso para seguir adiante. E qual é a criança que não sonha em se tornar um ou outro profissional, ou vislumbra o futuro como a pessoa que vai mudar o mundo? Saudável, o sonho deve ser nutrido e guiado pelos pais, como explica a psicóloga Maria Cristina Urrutigaray.

O papel dos pais é ajudar a trilhar formas com que a criança consiga atingir o que deseja. E ser rígido demais, achando que o filho precisa ter "o pé no chão", não favorece: "Quando os pais são muito rígidos e eles acham que só eles têm a razão, eles estão tirando o direito do filho de crescer emocionalmente, de lutarem pelos seus desejos e anseios, inclusive de se manifestarem", reforça a psicóloga. 

Outras Notícias

 

Os primeiros sinais do autismo
Postado em 18/05/2018

Receber o diagnóstico de autismo de um filho é como embarcar rumo a um universo desconhecido. É preciso encontrar a maneira de aterrissar nesse pequeno mundo em que a criança parece estar isolada. A doença, uma espécie de pane do desenvolvimento neurol&oa...
leia mais »

Erros que os pais cometem ao colocar os filhos para dormir
Postado em 10/05/2018

Como todos os comportamentos do ser humano, o sono precisa ser ensinado ou condicionado. Criar certos hábitos pode acostumar mal a criança ou aumentar sua dependência dos pais. Listamos os principais erros que os casais cometem quando o assunto é hora de dormir:

...
leia mais »

Como ajudar seu filho a construir um projeto de vida
Postado em 01/05/2018

Ter grandes perspectivas de futuro é a forma mais eficaz do jovem compreender que vale a pena investir nos estudos

 

É um fato observado por educadores: ter uma perspectiva de futuro é a forma mais eficaz do jovem compreender que vale a pena ...
leia mais »